Tratamento de Água

Sem sabermos, a água que passa todos os dias por nossa casa já foi alvo de tratamentos, eles são uma série que vão diminuir a quantidade de poluentes até que esses não apresentem nenhum tipo de risco para a saúde e quem faz esse trabalho nota que cada processo mostra um obstáculo diferente que pode transmitir infecção.


Quais os mecanismos de tratamento de água

O primeiro processo de tratamento é a coagulação onde a água logo ao entrar na estação de tratamento recebe uma dosagem de sulfato de alumínio para sujeitas se unirem.

Após esse processo é a vez da floculação que é onde em tanques de concreto vai continuar o processo de aglutinação das impurezas as partículas da água estão se transformando em flocos de sujeiras, depois disso ela entra em processo de decantação neste momento todas as impurezas se unem e vão ficar presas nas paredes ou com o processo da gravidade ir para o fundo dos tanques.

O processo de filtração é o seguinte e com ele a água vai passar por grandes filtros com granulações e carvão mineral neste momento todas as impurezas que passaram pela faze anterior ficam presas, agora a água já poderia estar potável só que como o ideal do tratamento é garantir qualidade de vida para as pessoas à água ainda passa pelo cloro que vai ser usado para eliminar os germes nocivos a saúde e com isso garantir a qualidade da água para as pessoas.


Após isso ainda serão acrescentados alguns produtos que inibem o surgimento de caries nas pessoas principalmente as que têm entre 0 a 14 anos, esses produtos são fluossilicato de sódio ou ácido fluorssilícico em dosagens adequadas.

Tratamento de esgoto

O tratamento de esgoto é muito importante por isso o ideal para qualquer casa é que o esgoto seja despejado em tubulações próprias e não em rios como acontece em muitas cidades, o primeiro passo para o tratamento de um esgoto é a começar pelo preliminar que é o gradeamento e remoção das gorduras e areias. O processo seguinte é o primário que é a decantação e digestão de todo o lodo e depois a secagem dele, tratamento secundário é o biológico, decantação secundaria e desinfecção.

Todos esses processos tanto com a água potável como com o esgoto são muito importantes porque a água contaminada pode trazer diversas complicações para qualquer pessoa, temos que saber que não devemos poluir os rios porque eles podem servir de único meio de sobrevivência para algumas pessoas que não podem receber a água tratada, então quanto mais poluição elas encontrarem em suas águas pior vai ser para poder sobreviver.

Também já aqui falámos um pouco do problema do vazamento de água, dê uma consulta no artigo.

Entidades responsáveis pelo serviço no Brasil