SISU Inscrições

O SISU ( sistema de seleção unificada ) é um programa que tem como objetivo escolher os alunos que obtiveram os melhores resultados no exame do ENEM para que os alunos tenham a oportunidade de entrar num faculdade para tirarem um curso superior.


Como é óbvio nem todos podem ser escolhido pelo SISU pelo que só os alunos que tiverem as melhores notas no exame do ENEM terão a possibilidade de serem selecionados por este programa.

A data exata das inscrições ainda não são conhecidas mas assim que houver alguma novidade acerca da data das inscrições o post será atualizado mas o local das inscrições poderá ser efetuado no site do Sisu.

Boa sorte a todos os concorrentes!


O que é o Sistema de Seleção Unificada (SiSU)?

É o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). O processo seletivo do Sisu a ser realizado em junho deste ano selecionará candidatos a vagas para ingresso no segundo semestre de 2010.

Quais as instituições e cursos participantes da seleção para ingresso no segundo semestre?

Participam do processo de seleção para as vagas do segundo semestre 35 instituições de ensino superior, sendo 15 universidades federais, duas universidades estaduais e 18 institutos federais de educação, ciência e tecnologia. A lista das instituições participantes do Sisu e dos cursos oferecidos pode ser consultada neste portal.

Quem pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada?

Podem se inscrever na seleção unificada os estudantes que prestaram o Enem no ano anterior. É importante ressaltar que algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Nesse caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá uma mensagem com essa informação.

A lista do Sistema de Seleção Unificada – Sisu do Ministério da Educação – MEC, foi um dos maiores transtornos que poderia acontecer durante a seleção do Enem 2009, isso fez com que o ministério avaliasse e tentasse corrigir as falhas para poder recuperar a credibilidade.

As universidades ficaram de mãos atadas, visto que muitas delas tiveram o inicio do 1º semestre totalmente prejudicado pelas falhas e também sobra de vagas por culpa da má qualidade de distribuição dos candidatos nas vagas. A desistência em massa dos candidatos também foi o que deu mais margem para o aumento do número de problemas.

Para o próximo Sisu que será fruto dos candidatos que prestarem o Enem no ano anterior o ministério pretende realizar já em seguida da primeira lista uma segunda para que nem as universidades nem os vestibulandos tenham tantos transtornos como no ano de 2010. para ter mais informações sobre o Sisu acesse o portal no endereço abaixo.

O sistema de seleção unificada (SISU) tem a função de seleccionar alunos que realizaram o ENEM para este poder candidatar-se a uma oportunidade de entrar numa instituição de ensino superior  no curso que pretende seguir.

A inscrição é restrita, só mesmo alunos que efectuaram o ENEM se podem candidatar, o SISU abriu nada mais nada menos que 80 000 vagas que deverão ser preenchidas pelos alunos que tiveram melhor classificação do seu ENEM.

Boa sorte a todos os estudantes do Brasil nas suas candidaturas.