Segurança Pessoal- Dicas

Hoje em dia, andar na rua sozinho, está cada vez mais perigoso principalmente à noite. Devido ao grande crescimento da criminalidade e assaltantes, é sempre bom saber o que se tem de fazer, quando se é vitima de algum assalto ou melhor ainda evitar que seja abordado pelo assaltante.

Aqui irão ficar algumas noções de como proceder quando está a ser vítima de um assalto ou quando se sente ameaçado:

Quando o assaltante vem na sua direcção, o que tem a fazer é mudar o seu trajecto, mantendo distância entre si e ele. Se o ladrão começar a acelerar o passo na sua direcção, procure um lugar seguro e movimentado, como por exemplo uma loja.

Não há nenhum sítio para se proteger? Então, corra e observe, o comportamento dele. Corra antes de ele fechar o espaço entre ambos. Durante a abordagem nunca corra.

Se ele correr, na sua direcção, está claro que este irá querer assaltá-lo. Nesse caso você terá de proceder da seguinte forma gritar, pois ladrão não irá continuar a correr atrás de si, e não vai querer chamar a atenção vai preferir escolher outra vitima menos preparada.

O que gritar nestas situações? Gritar socorro, faz com que as pessoas à sua volta recuem pois fica claro que há perigo.

Gritar “fogo” desperta o interesse das pessoas, fazendo-as sair de casa, para ver onde há o fogo.

Gritar pelo nome de alguém, como por exemplo, “Paulo” é a melhor opção. O assaltante irá achar estranho e ficar com medo de que possa haver mais pessoas por perto irá pensar: “Quem é o Paulo? Um homem, um polícia, um cão feroz?”. As hipóteses, dele desistir, depois disto são grandes.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *