Pis-Pasep 2014 – Consulta e Cadastro

Para quem trabalha em empresas privadas e recebe o PIS que e administrado através da Caixa Econômica, já para quem é funcionário público de qualquer tipo de setor deverá receber o PASEP, este que é supervisionado através do banco do Brasil. O valor do abono deverá ser sempre de um salário mínimo vigente na data do pagamento.

Quem tem direito a receber o PIS?

Para que se possa receber o PIS o funcionário que já tiver o cartão do cidadão poderá retirar o abono em qualquer tipo de terminal de auto-atendimento da CEF, em uma unidade lotérica ou mesmo em um correspondente Caixa Aqui. Para que se possa ter direito ao recebimento do PIS é preciso se enquadrar nas condições seguintes:

Os profissionais deverão estar cadastrados há pelo menos 5 anos no PIS/PASEP.

Deverão ter recebido de empregadores e também contribuintes do PIS uma remuneração mensal equivalente de até dois salários mínimos médios durante o ano base que for considerado para atribuição destes benefícios.

Ter ainda exercido uma atividade remunerada durante pelo menos 30 dias consecutivos ou não, seguindo o ano base considerado pela apuração, além de contar com os dados informados corretamente através da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS do ano base considerado.

Quem não tem direito ao benefício

Trabalhadores urbanos vinculados a empregador Pessoa Física, trabalhadores rurais, diretores sem vínculos empregatícios que a empresa tenha a opção de recolhimento do FGTS, empregados domésticos, menores aprendizes.

Já para o PASEP você poderá ainda optar pelo recebimento de três formas, através o crédito em folha de pagamento, através do crédito em conta corrente do BBB ou ainda se não se encaixar nestas alternativas poderá retirar no guichê próprio do banco. Para se receber é preciso se enquadrar em alguns requesitos como:

  • Estar cadastrado através do PASEP por mais de cinco anos
  • Ter um ganho médio no ano base de até dois salários mínimos, com a soma das remunerações informadas por um ou mais empregadores
  • Tenha realizado trabalhos em pelo menos 30 dias no ano anterior.
  • Estar relacionado corretamente na RAIS do ano base anterior ao pagamento.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *