Globo Novelas

Você sabia que a Globo Novelas investe milhões de reais em produção de novas novelas? Certamente que não sabia. E você sabia que as novelas do Brasil são das melhores novelas do mundo?

A Rede Globo especializou-se em fazer telenovelas, que são vendidas atualmente para mais de trinta países. Novelas de inúmeros gêneros: comédias, românticas, atuais e de época, ambientadas no Rio de Janeiro, em São Paulo, no campo, no litoral e em todos os estados brasileiros.

Existem dúvidas entre diversos críticos e especialistas se tais novelas veiculam opiniões, usos e costumes de toda a sociedade brasileira e se elas refletem a sociedade brasileira. Alguns alegam ser impossível dada a extensão geográfica e à elevada diversidade sócio-cultural do país.

Por outro lado, as telenovelas da Globo no Brasil, bem como telenovelas mexicanas no México e séries de televisão nos Estados Unidos produzem de imediato fenômenos de “massificação”, objeto de diversos estudos mas que pode ser verificado de maneira empírica e simples sem necessidades de um protocolo ou estudo experimental complexo e ao alcance de qualquer indivíduo: basta sair ao comércio de roupas e calçados, em qualquer região do país, em busca de itens que estejam em sincronia com o que surge na TV. O fato é conhecido da indústria que explora o potencial de marketing associado.

Atualmente a emissora está no Guiness Records por ter mais de 260 telenovelas já gravadas (pode ver as novelas antigas) e outras quatro ainda em andamento.

Pode verificar a grelha da programação do canal, onde pode encontrar as novelas da sua preferência que estão atualmente em transmissão. Para além disso também pode aceder aos resumos das principais novelas.

A telenovela-série “Malhação” está no ar de segunda-feira a sexta-feira, desde 24 de abril de 1995. A Globo produz também programas de variedades, séries, jornalismo e esporte.

Alguns críticos apontam as telenovelas como uma das causas da derrocada do cinema brasileiro desde a década de 1980, o que é questionado por outros, uma vez que as Organizações Globo, desde a década de 1990, tem investido no mercado cinematográfico, aproveitando sua infra-estrutura, sua experiência no formato televisivo e seus contratos com atores e diretores.

O IBOPE da grande São Paulo mostra que as novelas da Globo perderam entre 2004 e 2008 26,19% dos telespectadores. Mesmo assim, a Globo ainda é lider.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *