Consulta IPVA – Valor, Calendário e Tabela

Ainda é possível realizar o pagamento e consulta IPVA. Caso você ainda não o tenha pago, na primeira parcela que venceu no mês de janeiro, veja a seguir algumas informações importantes e relevantes para efetuar o pagamento do IPVA. Inicialmente é preciso que você vá até o site da secretaria de fazenda e imprima a guia de pagamento.

Consulta IPVA – TABELA – DATA

O IPVA é um imposto cobrado sobre a propriedade de veículos automotores, um imposto do estado onde somente os Estados e o Distrito Federal contam com a competência para o instituir. Deste total arrecadado de cada veículo mais de 50% é destinado para o governo estadual, enquanto isto outros 50% devem ser destinados ao município onde os veículos forma registrados.

De acordo com uma regulamentação do Supremo Tribunal Federal as propriedades de veículos de natureza hídrica ou aérea não é um fator gerador para este imposto, sendo somente para veículos de circulação terrestre.

Os diversos contribuintes do imposto são os proprietários de veículos automotores.

Com isto a alíquota utilizada é determinada para cada um dos governos estaduais, com uma base de critérios próprios sempre através de um valor venal de veículos, estabelecidos pelo Estado que cobra o imposto. Onde a função do IPVA é considerada exclusivamente fiscal.

Valor do IPVA

O valor do IPVA varia de carro para carro de acordo com o valor atual do mesmo, você poderá consultar este valor através do site do Detran SP, e ainda poderá realizar o valor de mercado de seu veículo através do site da Tabela.

Como proceder com o pagamento

O pagamento do IPVA  poderá ser realizado através dos bancos credenciados, como o Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, você poderá também realizar o pagamento online através do sistema de banco. Para que se possa realizar os pagamentos você deverá ter um número de renovam em mãos contido em seu respectivo Certificado de Registro e Licenciamento de Veiculo.

Com estes dados e respeitando o prazo da tabela é possível realizar o pagamento.