Como Poupar nas Prendas de Natal

Natal menos consumista

Só porque os seus melhores amigos vão oferecer uma prenda caríssima à sua filha, não quer dizer que tenha de fazer o mesmo com os seus. E também não tem de comprar tudo aquilo que os miúdos escreveram na carta ao Pai Natal. Escolha o espírito natalício em vez do cartão de crédito – assim também começa a incutir cedo os mesmos valores na educação dos seus filhos.

Estabeleça um orçamento

Será muito mais fácil e menos dispendioso fazer compras de Natal se estabelecer um orçamento prévio. Elabore uma lista com os nomes das pessoas que pretende presentear, dividindo-as em 2 grupos: crianças e adultos. Depois, tendo em conta a extensão dessa lista e o dinheiro que tem disponível para prendas, estabeleça um valor para adultos e outro para crianças.

Lembrança vs. Presente

No caso de famílias numerosas, onde a lista de prendas de Natal a comprar parece não ter fim, existe uma solução bastante interessante. O presente dá lugar a uma lembrança – diga-se, algo menos dispendioso – ficando a prenda mais cara reservada para o aniversário da pessoa.

Ganhar para gastar

Os seus miúdos já não são miúdos e as Barbies estão hoje esquecidas, tendo sido substituídas por roupa e MP3s. Se as Barbies estiverem em boas condições procure vendê-las online ou aos amigos e familiares. Esta ideia aplica-se a muitas outras coisas novas ou semi-novas que possa ter arrumadas em casa, completamente esquecidas. Ponha-as a render, a bem do Natal!

Pai Natal secreto

Dentro de uma família, círculo de amigos ou colegas de trabalho (ou então todos!), utilize o “jogo” do Pai Natal secreto. Os nomes de cada pessoa são escritos num papel e colocados num recipiente; cada pessoa retira um papel e compra apenas uma prenda, nesse caso para essa pessoa. No dia da troca podem ou não revelar a vossa identidade! Outra variação engraçada deste jogo é as mulheres comprarem uma prenda para mulher, e os homens para os homens. Depois, no dia da troca, as prendas femininas são colocadas num cesto e as masculinas noutro – a distribuição pode ser aleatória ou “às cegas”, podendo-se até permitir a troca entre pessoas uma vez abertos todos os presentes. Em ambos os casos, pode estabelecer-se um valor limite para o presente.

Troque prendas por promessas

Em vez de comprar presentes, ofereça aos amigos uma noite de babysitting, aos seus pais um mês inteiro a fazer-lhes as compras, uma massagem e um jantar romântico por mês para a sua cara-metade. E comunique aos mesmos que também aceita esse tipo de prenda! Aqui, é realmente a intenção que conta!

Comece a comprar cedo

Quanto mais cedo começar a comprar as prendas de Natal, mais tempo terá para procurar o presente ideal, para comparar preços e para mandar vir algo de um site online que lhe fica muito mais em conta. Noutra perspectiva, a sua carteira beneficiará se comprar uma ou duas prendas por mês durante 6 meses, do que se comprar 12 prendas na semana antes do Natal. Para além disso, as compras efectuadas próxima da data serão feitas à pressa, sem grande reflexão e provavelmente a preços mais elevados.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *