Como fazer um relatório- Dicas

Um relatório é um tipo de documento formal, que tem como fim descrever todos os factos e etapas de uma determinada tarefa ou até mesmo como apresentação final  do seu trabalho ou pesquisa.

O que terá saber e fazer para elaborar um bom relatório é primeiro que tudo saber sobre o tema que será descrito, todos os detalhes e informações devem estar bem esclarecidos, pois ao deixar de mencionar um simples facto, o seu texto ficará vago para quem vai ler. Por isso, antes de começar a fazer o seu relatório, tire todas as dúvidas e leia atentamente o material disponível sobre o assunto, livros, revistas ou até relatórios anteriores. Encontre sempre palavras-chave que devem estar mencionadas em seu relatório e sem seguida, faça um rascunho estabelecendo a ordem que você deseja seguir no documento.

Para organizar melhor o seu relatório divida-o em três partes, introdução, desenvolvimento e Conclusão. Na introdução, você deve introduzir um resumo do assunto que será discutido, descreva o objetivo geral do relatório, lembre-se de escrever tudo de forma clara, concisa e simples, de preferência adequando a realidade de quem vai ler. No desenvolvimento deverão aparecer as apresentações especificas do tema tratado, apreciações ou explicações, justificativas, análise de problemas com as respectivas causas e dificuldades, entre outras informações gerais.

Para finalizar o texto será necessário escrever uma conclusão reafirmando o que já foi mencionado na introdução, leve em consideração o seu desenvolvimento e sugira formas de resolver um problema, com opções diferentes frente aos resultados avaliados. O relatório é um documento apresentado em universidades, laboratórios e grandes empresas. Siga o esquema proposto e apresente um relatório bem ao seu superior.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *