Como Falar em Público

Um dos problemas que muitas pessoas enfrentam nos trabalhos e empregos é mesmo como falar em público. Não fica fácil falar em público para uma pessoa que não tenha sido acostumada. Para tal problema existem diversos cursos online que ajudam as pessoas a perderem esse medo a enfrentar o problema. O objetivo desse post é divulgar algumas dicas que podem funcionar como alternativa ao que iria aprender nos cursos de oratória.

São diversos cursos espalhados pela internet, todos direcionados a pessoas tímidas e com dificuldade de falar em público, também tem cursos para você que já fala em público mas tem problemas na dicção que te limitam na hora da expressão.

Aprenda a falar em público com cursos de oratória

Dicas de Como Falar em Público

Admitir o  nervosismo

Tudo o que você tem a fazer é admitir que você está um pouco nervoso, diga-o ao público e irá se sentir mais à vontade. Quando você fizer isso, o público será menos exigente. Mais importante ainda, você irá ficar mais relaxado uma vez que a público não está à espera de uma apresentação de topo.

Redefinir seu público

Redefina o seu público geralmente significa mudar a forma como você vê o seu público. Em vez de vê-los como palestrantes que estão avaliando você, talvez você pode convencer-se que eles são todos os colegas estudantes que estão na fila para apresentar depois de você.

Ou percebê-los como amigos perdidos há muito tempo que você não viu há 10 anos. Desta forma, você pode manter contato visual tentando descobrir onde você já viu antes. Para o público, eles vão ver uma apresentação muito amigável e pessoal.

Investir em ajudas visuais

Imagine uma apresentação com slides de PowerPoint bonitos e ainda mais notas impressionantes dadas a cada um dos membros do seu público. Metade do tempo, os olhos do público não estarão em você.

Fale com uma pessoa de cada vez

Uma das coisas mais aterrorizantes sobre falar em público é a multidão. Basta olhar para a multidão, tudo em silêncio só para ouvir você falar, vai enviar arrepios para baixo sua espinha. Para superar isso, você só precisa falar com uma pessoa de cada vez.

Escolha um membro do seu público e dedique toda a sua apresentação para ele ou ela. Basta assumir que todo mundo não está prestando atenção. Quando alguém lhe faz uma pergunta, mude seu foco para essa pessoa e responda a pergunta como se os dois estivessem em um café conversando.

Divirta-se experimentando

Esta é a mais importante dicas de todos. Divirta-se com o público. Experimente novas formas de dar a melhor apresentação ao seu público. Tente uma abordagem divertida, ou caminhe em vez de ficar estático no palco.