Como Economizar Combustível – Dicas

Atualmente, usamos constantemente o nosso automóvel para nos deslocarmo-nos, seja para ir para o emprego ou para passear.

Todas estas deslocações fazem gastar combustível muito rapidamente, por isso veja aqui como pode o economizar combustível do seu automóvel.

O primeiro passo para deixar seu carro mais económico é realizar a manutenção preventiva periodicamente, verificando bicos injetores, nível de emissão de gases, sensor de oxigénio), bomba e filtro de combustível e até calibragem de pneus.

Muitas pessoas, em dias de muito frio ou muito calor tentam aquecer ou arrefecer o carro mesmo antes de estarem dentro dele, só que isso gasta combustível e poluí o ar desnecessariamente, então evite. Outra dica é que você procure encher o tanque só quando estiver marcando ¼, você deve concordar que não há necessidade de abastecer enquanto ainda tem bastante combustível no carro.

Abastecer o carro em manhãs frias também não é nada económico, sendo que por vezes, os líquidos expandem quando aquecidos.

Faça poucas viagens

Você sabia que quando você dirige um carro que foi estacionado por algumas horas, o motor está frio e ele usa muito mais combustível para os primeiros cinco quilômetros? O ideal é você combinar todas as suas tarefas diárias numa grande viagem.

Não dirija na hora de ponta

Há poucos lugares piores para gastar seu tempo do que preso em um engarrafamento, mas é também uma maneira muito cara de viajar. Toda vez que você parar no trânsito, seu carro precisa de primeira engrenagem e uma enorme quantidade de combustível para se mover novamente. A melhor solução é não viajar durante a hora de ponta. Você também pode economizar algum combustível, tentando entender o que o tráfego está fazendo na frente de você, e viajando constantemente em uma velocidade lenta, ao invés de acelerar e frear.

Feche o tejadilho e as janelas

Isto é como deixar as janelas abertas, mas pior. Mesmo se a barra de tejadilho está vazia, aumenta o arrasto e gasta mais combustível.

Não transportar peso desnecessário

Assim como seu corpo, seu carro precisa de mais combustível para se mover em torno de mais peso.

Acelere suavemente

A maneira perfeita de viajar é a uma velocidade constante, e na maior velocidade (cinco ou seis). Portanto, se você é um piloto paciente, você terá contas de combustível mais baixas – é tão simples quanto isso. É irrealista evitar ultrapassar, mas há pouco ponto de acelerar passado um carro para simplesmente estar na frente dele no próximo semáforo.

Desligue o ar condicionado

É tentador deixar o ar-condicionado durante todo o ano. Mas evite usá-lo.

Verifique regularmente a pressão dos seus pneus

Quanto menor a pressão dos pneus, mais combustível o carro precisa para movê-lo. Recomendamos que você tome cinco minutos a cada quinze dias para verificar os pneus. Se você não tem certeza qual deve ser a pressão, normalmente pode encontrar os números perto da fechadura dentro da porta do motorista.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *