Como criar uma ONG

Uma ONG é a sigla para “Organização Não Governamental” e serve para ajudar as pessoas. Muitos já trabalham ajudando os outros em projetos não regularizados. Esse artigo mostra como fazer para montar uma ONG.

A primeira coisa a fazer é tornar o seu projeto em uma pessoa jurídica, pois assim poderá, no nome de sua ONG, abrir uma conta bancária, contratar pessoas, e realizar ações sociais. A maioria das ONG’s, são criadas como associação civil. Para isso acontecer, é preciso realizar uma reunião com todos os membros envolvidos, e seguir os seguintes passos: criar o nome, missão, objetivo e o lugar onde ficará a sede. Você também precisará da aprovação do Estatuto Social, e o mais importante escolher os dirigentes.

Depois você deve registrar a sua ONG no cartório de Registros Civis de Pessoas Jurídicas, levando duas vias do Estatuto Social e duas vias da ata da Assembléia Geral de Constituição. Todos esses documentos precisam ter um visto de um advogado. É preciso também um requerimento de registro.

Se a ONG não tiver funcionários, ela deverá apresentar o RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), e se tiver funcionários sua ONG deve ser registrada no INSS.

Por fim não se esqueça que a sede da sua ONG precisará da autorização da prefeitura para funcionar.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *