Bolsa de Valores

A Bolsa de Valores é, em questão, responsável por boa parte de todas as ações de milhares de empresas de capital aberto (públicas ou privadas), onde cada vez mais surgem pessoas comprometidas e dispostas a investir cada centavo seu na bolsa de valores para, futuramente, colher o dobro. No caso brasileiro, a BM&FBOVESPA S/A – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBOVESPA) é a principal bolsa de valores, administrando os mercados de Bolsa e de Balcão Organizado.


Qual Função da Bolsa de Valores?

A Bolsa de Valores tem como função levantar o capital para negócios, mobilizar poupanças em investimento, facilitar o crescimento de companhias, redistribuir a renda, aprimorar a Governança Corporativa, criar oportunidades de investimento para pequenos investidores, atuar como termômetro da economia e ajudar no financiamento de projetos sociais.

Em São Paulo a Bolsa de Valores (Bovespa) já não está mais no termo de “pessoas comuns”, agora até pessoas com poucos conhecimentos em finanças estão começando a investir na Bolsa com desejo de ganhar dinheiro no longo prazo.

Qualquer um pode investir na Bolsa de Valores e, ao que parece, não é nem tão difícil e nem tão fácil fazer um investimento. Você pode começar a investir na Bolsa via corretora de valores ou banco.


O Brasil sempre desempenhou um papel modesto na história das bolsas de valores. Até meados dos anos 1960, as bolsas estão associadas a estados. Com as reformas do sistema financeiro nacional dos anos 1965/1966, bolsas tornam-se organizações sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira. A Bolsa de São Paulo torna-se uma entidade auto-regulada, sob a supervisão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

bolsa de valores

Desde a reforma, a Bovespa foi evoluindo em ambas as tecnologias utilizadas como serviços a investidores, intermediários e empresas cotadas.

Em 1972, ela foi a primeira bolsa brasileira a usar sistemas de informação em tempo real. Em 1990, é criada para as negociações do Computer Assisted Trading System (CATS), que é usado simultaneamente com o sistema de “pessoa”.

Depois os serviços foram lançados o “Home Broker” e “After Market”. Home Broker é o único sistema no mundo, permitindo que o investidor para transmitir diretamente a ordem de venda ou compra na Bovespa. O “After Market” permite colocar ordens até mesmo fora do horário 1.

Em 2008, anunciou a fusão da Bovespa com a Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, mais comumente conhecida como a BM & F.

Atualmente, a Bovespa é a maior troca de ações Centro Latino-Americano reforçada pela concentração na Bovespa de todas as bolsas de valores brasileiras.