Benefício Assistencial ao Idoso e ao Deficiente

Existem muitos tipos de benefícios que são disponibilizados pela Previdência Social através do INSS. E desta vez vamos falar do Benefício Assistencial ao Idoso e Deficiente. Vamos aqui conhecer e ficar a saber mais sobre esse benefício.

O Benefício assistencial ao idoso e ao deficiente é o benefício que tem como finalidade garantir um salário mínimo ao idoso que tenha 65 anos ou mais desde que não esteja exercendo nenhum tipo de atividade remunerada, e também ao portador de algum tipo de deficiência seja ela física ou mental que o impossibilite totalmente de trabalhar ou de levar uma vida independente.

Outra norma que é pedida para a obtenção do Benefício assistencial ao idoso e ao deficiente é em relação à renda familiar do idoso e do deficiente. Exige-se que essa renda seja menor pelo menos um quarto  do salário mínimo em vigor. O cálculo  é baseado  considerando o número de pessoas da família que vive na mesma casa, que são: o cônjuge; os pais; o (a) companheiro (a); os filhos e também os irmãos que não são emancipados , tendo eles menos que 21 anos ou inválidos.

O que fazer para conseguir para conseguir este beneficio?

Antes de tudo a pessoa em questão deve seguir alguns passos para solicitar este benefício, como fazer exame médico pericial no INSS e conseguir o Laudo Médico de forma a que se comprove a sua deficiência, isto é para os deficientes. Também terá que enviar um requerimento à Agência da Previdência Social. Os documentos que deverá apresentar são estes.

Benefício assistencial ao idoso e ao deficiente

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *