Se você possui uma conta bancária inativa que, por sua vez, foi ativada apenas uma vez para fazer um financiamento, quando trabalhava numa empresa, morava em outro bairro e depois, mas depois parou de movimentar, é muito importante que você fique consciente que, mesmo parada, você pode correr riscos de prejuízos ou fraudes, por tanto, é importante que você peça para seu banco desativá-la definitivamente.

Esse tipo de procedimento para efetuar o cancelamento de uma conta bancária inativa há pelos menos 6 meses não é difícil e, em parte, deve ser feita pessoalmente, mas as dicas você pode ver pela Internet e, por hora, tirar todas suas dúvidas a respeito de uma conta bancária inativa.

Para você ver que você não é o único brasileiro com conta inativa há mais de 6 meses e “nem sabe que ela está em funcionamento ainda“, já são, ao todo, mais de 43 milhões de brasileiros com o mesmo problema.

Uma lei em 2007 que funciona até hoje obrigou e continua obrigando todos os bancos brasileiros a enviarem uma carta de notificação para todos aqueles clientes que estão com a conta inativa, sem fazer nenhuma movimentação, há pelo menos 3 meses, e é daí então que o cliente do banco deve, se achar por bem, cancelar a conta ou retomar a fazer movimentações com ela.

Confira aqui todas as orientações para ter acesso aos relatórios individuais no Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS).