O segundo e meio terceiro site mais acessado do mundo todo está perto de lançar uma mega novidade dentro de sua rede social: bate-papo dentro da página, assim como o Google Talk que fica dentro da página do Orkut no canto inferior direito. A novidade promete ser uma das maiores inovações de recursos dentro do Facebook e, em questão, já vem sendo dada oficialmente desde o ano passado.

Mesmo podendo ser uma novidade assistida pela página do Facebook, a única coisa que falta agora para realmente ser lançado o protocolo XMPP (sistema de bate-papo) – (se pronúncia algo como: ÉXCHAMPETEI, apenas dei um chute), segundo a Process One, é o sistema de login e senha para se conectar ao XMPP, já que o mesmo será uma plataforma individual, que não dependerá do Facebook para funcionar.

Pra quem não sabe, o XMPP significa Extensible Messaging and Presence Protocol (ou em Português: Protocolo de Presença e Mensagem Extensível), uma forma aberta de enviar mensagens instantâneas para amigos e colegas que estiverem on e usando a aplicação XMPP, assim como você.

O XMPP também é excelente em tudo que é e representa atualmente para os internautas na Internet, mesmo poucos sabendo tão profundamente o funcionamento dessa féra tecnológica, sendo possível inclusive criar seu próprio XMPP com alguns conhecimentos básicos de Inglês e alguns “outrozinhos” de terceiro.

Assim que o Chat do Facebook realmente for lançado oficialmente dentro do site que mais cresce e, que atualmente, excede os 300 milhões de usuários ativos, postaremos aqui com exclusividade.