2 (Segunda) Via Passaporte

Resumidamente, o passaporte é um documento de identidade emitido por um governo nacional que atesta formalmente o portador como nacional de um estado em particular. Se quer viajar é importante que faça uma 2 segunda via passaporte.  Depois de requisitada permissão em nome do soberano ou do governo emissor para o detentor poder cruzar a fronteira de um país estrangeiro.

Saiba como fazer a segunda 2ª via do seu passaporte

Sendo o passaporte um documento tão importante, as vezes acontecem acidentes com o mesmo, casos de roubo ou perda, porém é possível emitir uma segunda via do seu passaporte, sendo necessário os seguintes procedimentos:

  • Pagar taxa no Banco do Brasil de R$ 179,42;
  • Levar passaporte anterior (em caso de extravio a taxa será paga em dobro);
  • Título de eleitor com os dois últimos comprovantes de votação;
  • CIC;
  • RG;
  • Duas fotos 5×7 com data, colorida, fundo branco e rosto próximo;
  • Para homens: certificado de reservista original;
  • Para mulheres: Certidão de casamento;

Prazo para entrega da 2ª via do Passaporte

7 dias

Locais para fazer 2 segunda via passaporte

Sede da Polícia Federal em São Paulo
Av. Prestes Maia, 700 – Centro
Tel: (11) 250-5080
De 2ª a 6ª feira, das 8h às 15h

Postos de atendimento da Polícia Federal nos Shopping Centers: Aricanduva, Eldorado, Ibirapuera, Paulista, Penha, Plaza Sul e West Plaza.
De 2ª a 6ª feira, das 12h às 18

Também pode usar o site da Polícia Federal para conseguir a segunda via do passaporte brasileiro.

Sem o passaporte o cidadão do Brasil não pode viajar até países estrangeiros, excetuando-se claro os países membros do Mercosul e outros países sul-americanos com acordos nesse sentido: a Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e a Venezuela, desde que o viajante apresente uma cédula de identidade em bom estado de conservação e com menos de dez anos da data de sua emissão pelas secretarias de segurança pública das unidades da federação, não sendo aceitos documentos de identidade emitidos por quaisquer outros órgãos e repartições públicos, mesmo que esses documentos tenham validade irrestrita para fins de identificação em território brasileiro.